sábado, 12 de junho de 2010

Por que escolher a Medicina Alternativa?

O nome já diz: alternativa é toda forma de tratamento que não está entre os procedimentos da medicina convencional ou alopática. A alternativa tem como foco a cura e não o controle do sintoma.
Ainda muitas pessoas tentam se curar com medicamentos alopáticos, e só depois se rendem a tentativa da medicina alternativa, que tem uma abordagem holística.
Para se fazer um tratamento holístico, o objetivo é chegar a causa do problema e ajudar o corpo a elimina-la. Alguns tratamentos como a reflexologia, shiatsu, microfisioterapia, terapia craniosacral e florais dão somente como estímulo para que o corpo consiga seguir o caminho da cura.
Os chás, as plantas, a homeopatia, acupuntura, massagem, já são utilizados por milhares de anos como tratamentos na medicina ayurvédica e chinesa.
Um homeopata, acupunturista ou um terapeuta holístico deverá conhecer o paciente e sua família, levar em consideração aspéctos positivos e negativos que possam influenciar sua saúde. Para isso será necessário ouvir o paciente, sem preocupação com o tempo, saber sobre seus medos, insatisfações, frustrações, comportamentos, hábitos e crenças .
Na medicina alternativa, não existe separação entre corpo, mente e espírito. Tudo influência nosso bem estar, para se ter saúde todos esses apéctos devem estar em equilíbrio.
Tratar-se com a medicina alternativa é aprender curar a si próprio.
Algumas pessoas apontam que a medicina convencional tem um resultado fantástico junto com a medicina complementar alternativa, para isso ambos, médico e terapeuta têm que ter uma mente aberta. Agora deixo a pergunta: Qual é a medicina alternativa complementar? A medicina alopática é complementar a medicina tradicional ou o inverso?
Fonte: http://microfisioterapiamanual.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário